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KARINE DE CASTRO BEZERRA

seg, 27/08/2012 - 22:13 |  Anônimo
TIPO APRES.: 
Oral
EIXO TEMÁTICO DO RESUMO: 
Eixo 1 - Educação em Saúde
Cabeçalho III Mostra (tam menor).jpg

TÍTULO DO TRABALHO: IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO COMBATE A DENGUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
NOME DO RELATOR: Karine de Castro Bezerra
AUTOR 2: Elizian Braga Rodrigues Bernardo
AUTOR 3 : Igor Cordeiro Mendes
AUTOR 4: Ana Carolina de Oliveira Rocha
AUTOR 5: Hellen Lívia Oliveira Catunda
ORIENTADOR: Quitéria Clarice Magalhães Carvalho
RESUMO:
A Dengue é um problema de saúde pública mundial, tendo grande impacto em termos de morbi-mortalidade em diversos países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em todo o mundo, com exceção da Europa(1,2). Tendo em vista as altas taxas de incidência, torna-se necessário a implementação de estratégias educativas, pelos profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, que promovam a redução desses elevados índices e que instiguem a população para uma conduta mais consciente do seu papel no combate a essa doença. As estratégias educativas são fundamentais para o trabalho da Enfermagem na promoção da saúde e prevenção de doenças na atenção básica. Sendo assim, o enfermeiro, na condição de educador, deve ultrapassar o processo clássico de transferência de informação, levando o indivíduo a refletir e decidir em busca da adoção de práticas de promoção da saúde. O objetivo do estudo consiste em descrever a construção e aplicação de tecnologias educativas na promoção do combate a Dengue. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da periferia de Fortaleza-CE no mês de abril de 2011. A atuação dos acadêmicos de enfermagem cumpriu integralmente os critérios estabelecidos pela Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, mantendo respeito aos aspectos éticos e seguindo os princípios de beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia. A criação e a implementação da tecnologia educativa foram divididas em três etapas. Na primeira, definiu-se a temática a ser trabalhada. Na segunda, elaborou-se a estratégia educativa, ocorrendo nessa etapa a criação de um álbum seriado e de uma maquete do mosquito da Dengue. Na terceira etapa, implementou-se essas tecnologias educativas no processo de educação em saúde na UBS. A estratégia mostrou-se eficaz para a disseminação do conhecimento e para o esclarecimento de dúvidas acerca da prevenção e transmissão da Dengue, considerando o contexto social, econômico e cultural.
DESCRITORES: Educação em Saúde; Dengue; Enfermagem.
 

Tags: 2011

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