• Inicial
  • Quem Somos
  • História
  • UFC
  • Homenagem
  • Notícias
  • Trabalhos aceitos
  • Contato

VII Mostra Acadêmica da UFC

  • Apresentação
  • Edital
  • Trabalhos aceitos
  • Certificados
    • Apresentação de Trabalho
    • Participação no Evento
    • Participação das Oficinas
  • ANAIS

IV Mostra Acadêmica da UFC

  • IV Mostra Acadêmica 2012
  • Apresentação
  • Programação
  • Edital
  • Resumos Aceitos

III Mostra Acadêmica da UFC

  • III Mostra Acadêmica 2011
  • Programação
  • Edital
  • Inscrição e Submissão
    • Inscrição no Evento
    • Inscrição Oficinas
  • Resumos Aceitos

II Mostra Acadêmica da UFC

  • II Mostra Acadêmica 2010

I Mostra Acadêmica da UFC

  • I Mostra DENF/UFC/2009

Menu Secundário

  • O que é Enfermagem
  • Universidades
  • Símbolos
  • Órgãos Relacionados
  • Código de Ética
  • Enquete
Início

Edital da III Mostra Acad. de Enfermagem da UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM - FFOE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM - DENF

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET ENFERMAGEM UFC

 

III MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC

“Enfermagem Baseada em Evidências: uma ação para fortalecer o cuidado.”

 

 

EDITAL 001/2011

 

O Programa de Educação Tutorial - PET - Enfermagem/UFC e o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas relativas à participação na III MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA UFC, que se realizará nos dias 16 e 17 de setembro de 2011, no Campus do Porangabussu e no Departamento de Enfermagem, da UFC.

 

1. DOS OBJETIVOS

 

A III Mostra Acadêmica de Enfermagem da UFC tem como objetivo divulgar as atividades acadêmicas de pesquisa, ensino ou extensão, bem como proporcionar a integração entre a comunidade acadêmica de Enfermagem, tendo como tema “Enfermagem Baseada em Evidências: uma ação para fortalecer o cuidado.”

 

2. DAS INSCRIÇÕES

 

2.1 O período de inscrição será do dia 08/08/2011 a 26/08/2011. A inscrição será realizada exclusivamente por meio do site “www.guiadeenfermagem.com.br”. NÃO SERÃO ACEITAS INCRIÇÕES FORA DO PRAZO.

 

2.2 Poderão inscrever-se os alunos de TODOS os semestres da graduação de Enfermagem com matrícula regular em sua Instituição de Ensino Superior.

 

2.3 Para realizar a inscrição, o participante deverá:

ü  Fazer um DEPÓSITO NOMINAL (podendo ser realizado por transferência eletrônica ou diretamente no caixa) no Banco do Brasil em Conta Poupança: 51791-7, Agência: 3673-0, Variação: 001, no valor de R$ 30,00 OU fazer o pagamento dessa taxa na sala do PET Enfermagem UFC, localizada no DENF (Rua Alexandre Baraúna, 1115 - Rodolfo Teófilo). NÃO SERÁ ACEITO, SOB QUALQUER HIPÓTESE, PAGAMENTO EFETUADO MEDIANTE DEPÓSITO EM CAIXA ELETRÔNICO.

ü  Preencher o formulário de inscrição que estará disponível no site www.guiadeenfermagem.com.br no período citado no item 2.1;

ü  Anexar no local indicado no formulário de inscrição o comprovante de pagamento escaneado (feito no Banco do Brasil ou na sala do PET Enfermagem);

ü  Anexar no local indicado no formulário de inscrição a declaração de matricula escaneada;

ü  Caso deseje enviar trabalho, incluir o resumo e os dados dos autores no local indicado no formulário de inscrição, sendo o mesmo feito de acordo com as normas que serão apresentadas nos itens 3 e 4 deste edital;

ü  A confirmação de inscrição do participante será enviada por e-mail após a aprovação de sua inscrição.

 

2.4 A III Mostra Acadêmica de Enfermagem da UFC oferecerá oficinas, abordando temáticas variadas no âmbito da Enfermagem. Cada oficina disponibilizará 20 vagas de acordo com o ANEXO I. A inscrição na oficina deverá ser realizada no ato da inscrição do evento através do site, acrescido ao valor do evento (RS 30,00) a taxa de R$ 5,00 por cada oficina. Cada participante só poderá inscrever-se em no máximo duas oficinas. As oficinas que obtiverem menos de 10 inscrições poderão ser canceladas, e os participantes inscritos nas mesmas, serão remanejados para outras oficinas de seu interesse e que tenham vagas disponíveis.

 

2.5 As inscrições do evento, das oficinas e envio de trabalhos só poderão ser efetuadas EXCLUSIVAMENTE PELO SITE: www.guiadeenfermagem.com.br, e as inscrições indeferidas serão divulgadas no site a partir do dia 10/09/2011.

 

2.6 O relator do trabalho deverá obrigatoriamente está inscrito no evento, já os demais autores não necessariamente. A submissão do trabalho deverá ser realizada em nome do relator.

 

3. DA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

3.1 A apresentação de trabalhos em temas livres possibilita compartilhar e produzir conhecimentos em pesquisa e experiências acadêmicas em Enfermagem.

 

3.2 O período de submissão de trabalhos ocorrerá entres os dias 08 de agosto a 26 de agosto de 2011 exclusivamente pelo site www.guiadeenfermagem.com.br

 

3.3 Para a apresentação de trabalhos, o participante deverá optar pelo eixo que melhor se aplica ao seu trabalho (ANEXO II), além de escolher a forma de apresentação oral ou pôster, havendo possibilidade da comissão científica indicar a alteração da modalidade de apresentação e o eixo escolhido.

 

3.4 Após o envio definitivo do resumo, o participante não poderá fazer alterações no mesmo.

 

3.5 Cada inscrito poderá ser relator apenas de UM resumo, não restringindo sua co-autoria em outros trabalhos. O limite de autores por trabalho será de seis, incluindo orientador.

 

3.6 O relator do trabalho deverá ser obrigatoriamente acadêmico de enfermagem, já os co-autores poderão ser, além de acadêmicos, profissionais de saúde.

 

3.7 Os resumos serão encaminhados para a comissão científica do evento que emitirá pareceres e os resultados dos trabalhos aceitos serão divulgados no site do evento a partir do dia 12 de setembro.

 

3.8 Trabalhos que não cumpram com as exigências descritas nos itens anteriores não serão aceitos.

 

4. DA CONFECÇÃO DE RESUMO

 

4.1 No formulário de inscrição haverá um local determinado para que o participante inclua título do trabalho, nome completo do relator, dos autores e do orientador, titulação dos mesmos, seguido de endereço eletrônico e resumo estruturado (introdução, objetivos, método, resultados e conclusão). O título do resumo deverá estar em LETRAS MAIÚSCULAS. O conteúdo do resumo, excetuando-se o título, deverá ter no mínimo 1600 e no máximo 2000 caracteres com espaço, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. ATENÇÃO: o envio correto dos dados de identificação é imprescindível, pois crachás e certificados serão confeccionados baseados nessas informações, não sendo permitidas alterações posteriores.

 

4.2 O modelo do resumo estará disponibilizado no anexo III.

 

5. DA PREMIAÇÃO

 

5.1 Os autores que desejarem CONCORRER A PRÊMIO, devem assinalar tal opção no ato da submissão do resumo.

                         

5.2 Poderão concorrer à Premiação de melhor TRABALHO ESCRITO, os trabalhos enviados na íntegra e de acordo com as normas dos artigos submetidos à revista RENE (Rede de Enfermagem do Nordeste) disposto no site “www.revistarene.ufc.br”, sendo estes avaliados por uma comissão de consultores da revista. Esta comissão indicará o melhor trabalho escrito na íntegra para publicação na Revista RENE em 2011.

 

5.3 Poderão concorrer à Premiação de melhor APRESENTAÇÃO ORAL, somente os trabalhos inscritos na íntegra e submetidos na MODALIDADE ORAL À PRÊMIO. Sendo esta premiação designada PRÊMIO MARIA GRASIELA TEIXEIRA BARROSO, que será avaliado por uma comissão formada pela organização científica deste evento.

 

5.4 Ressalta-se que os resultados das premiações acima serão avaliados por comissões DISTINTAS. Tal fato não exime a possibilidade de um candidato ser contemplado com duas premiações.

 

6. DA APRESENTAÇÃO

                          

6.1 As apresentações orais deverão ser preparadas em SLIDES (PowerPoint ou outro software similar – Microsoft Office versão 97-2003).

 

6.2 A apresentação oral será realizada no Departamento de Enfermagem da UFC. Cada candidato disporá de 10 minutos com tolerância de mais 5 minutos para apresentação do trabalho, sendo reservado pelo menos 5 minutos para arguição, caso necessário.

 

6.3 Os trabalhos para apresentação oral deverão ser gravados em CD e serem disponibilizados ao coordenador da seção com antecedência mínima de 45 minutos ao horário de início da mesma. Serão disponibilizados para apresentação oral os seguintes recursos: Data Show, CPU com entrada para CD. Não serão aceitos trabalhos armazenados em pen drive.

 

6.4 Os trabalhos a serem apresentados em pôster deverão ser confeccionados no formato BANNER, no tamanho 90 cm x 120 cm. Informamos que não serão aceitos trabalhos em outro formato diferente do especificado por ocasião do evento.

 

6.5 Os participantes que inscreverem os trabalhos para serem apresentados em pôster deverão estar presentes ao lado dos painéis (pôsteres) durante todo o período designado para a apresentação do banner. Os certificados de apresentação do trabalho serão entregues pelo avaliador após a exposição.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

7.1 Serão emitidos certificados de participação do evento, das oficinas e apresentação de trabalhos, mediante a comprovação das mesmas.

 

7.2 Os resumos dos trabalhos serão publicados no ANAIS da III MOSTRA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM  DA UFC, registrado sob o ISSN: 2176-6819 disponível no endereço eletrônico www.guiadeenfermagem.com.br.

 

7.3 O PET - Enfermagem UFC estará à disposição dos participantes para auxílio e esclarecimento de dúvidas através do email: “petenfermagemufc@yahoo.com.br” e pelo telefone 085 3366 8448.

 

 

ANEXO I

OFICINAS TEMÁTICAS

 

 

ü  16 de Setembro (Sexta-Feira) – 13:00 às 17:00 horas

OFICINA 01: Consulta de Enfermagem em Planejamento Familiar.

OFICINA 02: Cálculo de Medicamentos.

OFICINA 03: Condutas de Enfermagem na Assistência Ventilatória ao Recém Nascido

OFICINA 04: Cuidado de Enfermagem ao Paciente Oncológico.

OFICINA 05: Consulta de Enfermagem em Puericultura.

OFICINA 06: Cuidados de Enfermagem ao Portador de Transtornos Mentais.

OFICINA 07: Cuidado com o Portador de HIV/AIDS em Ambiente Ambulatorial.

 

ü  17 de setembro (Sábado) – 08:00 às 12:00 horas

OFICINA 08: Icterícia Neonatal e Fototerapia

OFICINA 09: Implementação de NANDA, NIC e NOC para consolidação da Enfermagem Baseada em Evidências.

OFICINA 10: Consulta de Enfermagem na Prevenção do Câncer de Colo Uterino

OFICINA 11: Cuidados de Enfermagem no Período Pós-Mastectomia.

OFICINA 12: Atuação do Enfermeiro em Suporte Básico Vida.

OFICINA 13: Exame Físico no Pré-Natal.

OFICINA 14: Parto Humanizado.

OFICINA 15: Cuidados de Enfermagem ao Paciente com Lesão Medular.

ANEXO II

EIXOS TEMÁTICOS

 

Eixo 1: Cuidado de Enfermagem como estratégia de educação em saúde;

Eixo 2: Educação e promoção da saúde no binômio mãe e filho;

Eixo 3: Assistência de enfermagem na promoção da saúde da mulher;

Eixo 4: Ensino e pesquisa em Enfermagem para transformação da prática profissional;

Eixo 5: Cuidado assistencial ao portador de transtorno mental;

Eixo 6: Promoção da saúde do idoso;

Eixo 7: Assistência de enfermagem direcionada a grupos específicos;

Eixo 8: Assistência de Enfermagem em cuidados clínicos.

 

 

ANEXO III

MODELO DE RESUMO

 

PERFIL DE ACOMPANHANTES SEGUNDO PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS.

 

Nome do Relator: Deise Maria do Nascimento Sousa

Autor 2: Liana Mara Rocha Teles

Autor 3: Helcia Carla dos Santos Pitombeira

Autor 4: Amanda Souza de Oliveira

Autor 5 : Lydia Vieira Freitas

Orientador: Ana Kelve de Castro Damasceno

Natureza do Trabalho: Pesquisa

Forma de Apresentação: Oral

Descritores: Acompanhantes de pacientes; Parto Humanizado; Sala de parto.

Resumo:
INTRODUÇÃO: No processo de parturição a mulher vivencia momentos de intensa emoção, onde surge a necessidade do acompanhante como um provedor de suporte que contribui para tornar o parto uma experiência positiva, influenciando o bem-estar materno. OBJETIVOS: Identificar o perfil de acompanhantes que participaram do parto humanizado. METODOLOGIA: Estudo do tipo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa; realizado em uma unidade de referencia com 105 mulheres no período de setembro a outubro de 2008. RESULTADOS: As características necessárias em um acompanhante mais apontadas pelas puérperas foram: a necessidade de ser uma pessoa tranqüila/calma 32 (40%), ser alguém que saiba atender as necessidades com freqüência 15 (18,7%) e o fato de o acompanhante ser uma pessoa experiente 12 (15%). As contribuições mais prevalentes foram: presença constante 105 (100%), toque 78 (74,2%), verbalização de palavras de encorajamento 90 (85,7%) e realização de massagens 60 (57,1%). Dos acompanhantes que se fizeram presente durante o processo de parto, a grande maioria, 84 (80,0%) pertencia ao sexo feminino, observando a preferência das parturientes por uma companhia feminina no período do parto. A figura de acompanhante mais freqüente foi a mãe, com prevalência de 35 (33,4%), seguida do esposo 20 (19,0%). Das mulheres acompanhantes, 66 (78,5%) já engravidaram e experenciaram o parto, sendo isto um fato considerado importante por 12 (15%) puérperas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As qualidades necessárias ao acompanhante estão relacionadas a capacidade deste em transmitir um adequado apoio emocional e compartilhar as experiências vividas em partos anteriores. Ressaltamos que a inserção de um acompanhante no processo de parto foi uma prática aprovada pela maioria das mulheres, considerado importante a sua participação.

 

 

Profª. Drª.Ana Kelve de Castro Damasceno

Tutora do PET-Enfermagem/UFC

 

Profª. Drª. Maria Dalva Santos Alves

Chefe do Departamento de Enfermagem-UFC

 

Endereço: Fortaleza - Ceará - BRA - e-mail: contato@guiadeenfermagem.com.br - Site Elaborado por: www.jbonline.net.br

Powered by Drupal and Drupal Theme created with Artisteer.